Colorir desenhos é uma atividade tão natural para as crianças como
dormir e chorar. Muito mais do que formas aleatórias, colorações
monocromáticas ou rabiscos quase ilegíveis, o ato de colorir é
extremamente importante nos artistas de palmo e meio, incentivando
o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades.
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Expressão pessoal
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Expressão pessoal
Desenhar e colorir são formas de expressão pessoal por excelência das
crianças, que nem sempre conseguem exprimir-se adequadamente
através da fala ou da escrita. Vários estudos já comprovaram que é
bastante fácil perceber o que alguém está sentindo através das imagens
que desenha ou das cores que utiliza para colorir. Por exemplo, uma
criança que desenha facas, pistolas, caveiras ou outros objetos
perturbantes pode estar pedindo ajuda. Por outro lado, uma criança
que desenha o sol, passarinhos, corações ou outros objetos alegres,
pode estar expressando o seu contentamento. É um exercício excelente
para desenvolver personalidades e deixar a criatividade fluir!
Identificação das cores
Identificação das cores
A maioria das crianças tem a sua primeira (e muitas vezes única!)
exposição à roda das cores e ao conceito de arte, graças às brincadeiras
infantis com lápis de cor, de cera e marcadores. Aprender a distinguir
as diferentes cores bem cedo é meio caminho andado para perceber as
suas várias e corretas aplicações, bem como possíveis misturas entre
cores primárias e secundárias, mais tarde.
Uma forma de terapia
Uma forma de terapia
O simples ato de colorir pode ser terapêutico para muitas crianças e é
uma atividade utilizada em muitos hospitais, centros de aprendizagem
e instituições para possibilitar o "descarregar" de emoções,
sentimentos e frustrações. Uma criança zangada pode perfeitamente
pintar o seu desenho de uma árvore toda preta, a tal ponto que a
própria figura deixe de ser visível. De outra perspectiva, uma criança
organizada, que gosta das coisas à sua maneira, pode colorir o seu
desenho meticulosamente, sem ultrapassar qualquer linha do mesmo.
Independentemente da forma como vai colorir ou desenhar, esta é
uma excelente forma de acalmar as crianças.
Aprender a segurar e a controlar
Um lápis de cera é, para muitas crianças, o primeiro objeto que
aprendem a segurar, para o poderem controlar. Dominar um lápis de
cera é a rampa de lançamento para conseguirem dominar as restantes
ferramentas de colorir - lápis de cor, marcadores, pincéis - e, mais
tarde, os de escrita - caneta e lápis. Quanto melhor desenvolvidas
estiverem as suas capacidades de segurar e de controlar um lápis de
cera, mais facilitada será a sua aprendizagem mais tarde, quando
começarem a escrever.
Coordenar para pintar
O desenvolvimento da coordenação olho-mão é outra grande lição que
as crianças retiram das suas sessões de colorir. Desde segurar
firmemente o lápis de cera, a reconhecer as cores que devem ser
utilizadas, até ao ato de afiar os lápis, a verdade é que colorir desenhos
implica uma enorme coordenação entre os olhos e as mãos. Quanto
mais praticarem, mais desenvolverão esta aptidão tão básica para a
vida.
Aperfeiçoamento das capacidades motoras
Colorir é divertido, não é? Pois é! Mas também é muito mais do que
isso - enquanto as crianças se entretêm a colorir, interagindo com
marcadores, tintas, lápis de cor, de cera e papel, estão trabalhando e a
fortalecendo os músculos das mãos. Colorir exige uma coordenação
básica e um esforço conjunto entre os músculos dos braços e os das
mãos que, uma vez desenvolvidos, permitirão às crianças executar
atividades mais exigentes, mas com dificuldade mínima.
Concentração máxima
Concentração máxima
As crianças que se dedicam a 100% à coloração dos seus desenhos
fazem-no na perfeição: não há espaço que fique por preencher, nem
linha que tenha sido cruzada! E isto porquê? O simples ato de colorir
tem a capacidade de prender a atenção de uma criança, estimulando a
sua concentração máxima, mesmo face a um ambiente barulhento
como uma sala de aula ou a cozinha antes da hora de jantar. Com o
passar do tempo, os seus níveis de concentração vão continuar
melhorando.
Estabelecer limites
Uma criança mais nova não saberá respeitar as linhas do seu desenho
tão bem como uma criança mais velha que já faz um esforço enorme
para colorir dentro das mesmas... mas depressa chega lá! E ainda bem!
Reconhecer e respeitar estes limites (mesmo que sejam os de um
desenho!) é uma excelente experiência e método de aprendizagem
para
aquilo que se segue: escrever letras e números nas linhas de um
caderno!
Missão cumprida!
A satisfação e o sorriso no rosto de qualquer criança que consegue
colorir um desenho inteiro dentro das linhas, é uma vitória muito
importante para os artistas de palmo e meio! O sentido de
cumprimento, de que tudo é possível, é fundamental para as crianças
porque dá-lhes motivos para se sentirem orgulhosos, capazes,
confiantes e, claro, para ser congratulado pela sua comunidade mais
imediata. Para além disso, é um sentimento de "missão cumprida" que
dificilmente esquecerão.
Fonte: http://colorirdesenhos.com/
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