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sábado, 27 de fevereiro de 2016

Colorir: qual sua importância?



Colorir desenhos é uma atividade tão natural para as crianças como 

dormir e chorar. Muito mais do que formas aleatórias, colorações 

monocromáticas ou rabiscos quase ilegíveis, o ato de colorir é 

extremamente importante nos artistas de palmo e meio, incentivando

 o desenvolvimento de várias e essenciais capacidades.
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Expressão pessoal

Desenhar e colorir são formas de expressão pessoal por excelência das 

crianças, que nem sempre conseguem exprimir-se adequadamente 

através da fala ou da escrita. Vários estudos já comprovaram que é 

bastante fácil perceber o que alguém está sentindo através das imagens

 que desenha ou das cores que utiliza para colorir. Por exemplo, uma 

criança que desenha facas, pistolas, caveiras ou outros objetos 

perturbantes pode estar pedindo ajuda. Por outro lado, uma criança 

que desenha o sol, passarinhos, corações ou outros objetos alegres, 

pode estar expressando o seu contentamento. É um exercício excelente

 para desenvolver personalidades e deixar a criatividade fluir!

Identificação das cores 

A maioria das crianças tem a sua primeira (e muitas vezes única!) 

exposição à roda das cores e ao conceito de arte, graças às brincadeiras

 infantis com lápis de cor, de cera e marcadores. Aprender a distinguir 

as diferentes cores bem cedo é meio caminho andado para perceber as

 suas várias e corretas aplicações, bem como possíveis misturas entre 

cores primárias e secundárias, mais tarde.

Uma forma de terapia

O simples ato de colorir pode ser terapêutico para muitas crianças e é 

uma atividade utilizada em muitos hospitais, centros de aprendizagem

 e instituições para possibilitar o "descarregar" de emoções, 

sentimentos e frustrações. Uma criança zangada pode perfeitamente 

pintar o seu desenho de uma árvore toda preta, a tal ponto que a 

própria figura deixe de ser visível. De outra perspectiva, uma criança 

organizada, que gosta das coisas à sua maneira, pode colorir o seu 

desenho meticulosamente, sem ultrapassar qualquer linha do mesmo.

 Independentemente da forma como vai colorir ou desenhar, esta é 

uma excelente forma de acalmar as crianças.


Aprender a segurar e a controlar

Um lápis de cera é, para muitas crianças, o primeiro objeto que 

aprendem a segurar, para o poderem controlar. Dominar um lápis de

 cera é a rampa de lançamento para conseguirem dominar as restantes

 ferramentas de colorir - lápis de cor, marcadores, pincéis - e, mais 

tarde, os de escrita - caneta e lápis. Quanto melhor desenvolvidas 

estiverem as suas capacidades de segurar e de controlar um lápis de

 cera, mais facilitada será a sua aprendizagem mais tarde, quando

 começarem a escrever.


Coordenar para pintar

O desenvolvimento da coordenação olho-mão é outra grande lição que

 as crianças retiram das suas sessões de colorir. Desde segurar 

firmemente o lápis de cera, a reconhecer as cores que devem ser 

utilizadas, até ao ato de afiar os lápis, a verdade é que colorir desenhos

 implica uma enorme coordenação entre os olhos e as mãos. Quanto 

mais praticarem, mais desenvolverão esta aptidão tão básica para a 

vida.


Aperfeiçoamento das capacidades motoras

Colorir é divertido, não é? Pois é! Mas também é muito mais do que 

isso - enquanto as crianças se entretêm a colorir, interagindo com 

marcadores, tintas, lápis de cor, de cera e papel, estão trabalhando e a 

fortalecendo os músculos das mãos. Colorir exige uma coordenação

 básica e um esforço conjunto entre os músculos dos braços e os das 

mãos que, uma vez desenvolvidos, permitirão às crianças executar 

atividades mais exigentes, mas com dificuldade mínima.


Concentração máxima

As crianças que se dedicam a 100% à coloração dos seus desenhos 

fazem-no na perfeição: não há espaço que fique por preencher, nem 

linha que tenha sido cruzada! E isto porquê? O simples ato de colorir 

tem a capacidade de prender a atenção de uma criança, estimulando a

 sua concentração máxima, mesmo face a um ambiente barulhento

 como uma sala de aula ou a cozinha antes da hora de jantar. Com o

 passar do tempo, os seus níveis de concentração vão continuar 

melhorando.



Estabelecer limites


Uma criança mais nova não saberá respeitar as linhas do seu desenho 

tão bem como uma criança mais velha que já faz um esforço enorme 

para colorir dentro das mesmas... mas depressa chega lá! E ainda bem!

 Reconhecer e respeitar estes limites (mesmo que sejam os de um 

desenho!) é uma excelente experiência e método de aprendizagem

 para 

aquilo que se segue: escrever letras e números nas linhas de um 

caderno!



Missão cumprida!

A satisfação e o sorriso no rosto de qualquer criança que consegue 

colorir um desenho inteiro dentro das linhas, é uma vitória muito 

importante para os artistas de palmo e meio! O sentido de 

cumprimento, de que tudo é possível, é fundamental para as crianças 

porque dá-lhes motivos para se sentirem orgulhosos, capazes, 

confiantes e, claro, para ser congratulado pela sua comunidade mais 

imediata. Para além disso, é um sentimento de "missão cumprida" que

 dificilmente esquecerão.




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